Versículo do dia

Bíblia online - Versículo do dia.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CAPÍTULO 9 - A Vinda do Messias


CAPÍTULO 9

A Vinda do Messias

Não sabeis que sois santuários de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vóis ?".

I Coríntios 3:16

Textos: Mateus 6:25-34 e I Coríntios 15:20-26

 
 
I - INTRODUÇÃO

O reino dos céus ou o reino de Deus é o tema central da pregação de Jesus - Mat. 5:3, Lucas 6:20.

João Batista anunciou que o reino dos céus estava próximo e Jesus prosseguiu com a mesma mensagem de João - Mateus 3:2, 4:17. Para o judaísmo  a vinda do reino de Deus era a grande perspectiva para o futuro, preparado pela vinda do Messias, livrando o seu povo do poder dos seus inimigos. Essa esperança era proclamada no antigo testamento e incluía a restauração do Trono de Davi e a vinda de Deus para renovar o mundo.

II - DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO

A renovação da real soberania de Deus eram conceitos centrais de fé e de esperança do Antigo testamento, expressos nos salmos e nos profetas. A proclamação de QUE O REINO estava próximo, feita por João Batista e depois pelo próprio Jesus, representava um grito de despertamento de sensacional significação espiritual.

A - ENSINAMENTOS DE JOÃO BATISTA

A pregação de João Batista anuncia o julgamento divino. O machado estava colocado à raiz das árvores. Deus na qualidade de rei viria purificar, peneirar e jugar o povo. Ninguém poderia escapar. João se dizia precursor daquele que o seguiria e que traria na Mão a pá de joeirar. O povo, na sua vinda, deveria se arrepender, ser batizado para lavagem do pecado e escapar da ira, a fim de participar da salvação do reino e do batismo no Espírito Santo, que na revelação do reino, seria derramado - Mat.3:1 - 12.

B – ENSINAMENTO DE JESUS

Aspecto presente: Jesus anuncia a proclamação do reino, iniciada por João Batista, mas difere dele em dois aspectos:

1. Reteve o anúncio do julgamento vindouro e o convite ao arrependimento, mas colocou em primeiro lugar AGRAÇA SALVADORA.

2. Ele anunciou o reino não como simples realidade prestes a realizar-se, mas como uma realidade já presente em sua própria pessoa e ministério - Mat.12:28. 0 aspecto da realidade presente era manifesto:

a) Na expulsão dos demônios (Luc.11:20 ). Isto evidencia que Jesus havia invadido a casa do "Valente" o havia amarrado e podia saquear os seus bens (Mat.12:29).

b) O reino dos céus havia penetrado nos domínios do maligno;

c) O poder de Satanás estava quebrado (Lucas 10:18);

d) Àquele que fosse investido do poder de Cristo, como sua testemunha, nada seria impossível (Lucas 10:19);

e) O que os profetas e justos desejavam ver, os discípulos agora viam e ouviam (Mat.13:16, Lucas 10:23);

f) A salvação anunciada e oferecida se fazia presente e disponível (Mr2:1-12);

g) O perdão dos pecados estava sendo proclamado não como realidade futura a ser realizada no céu, nem como simples possibilidade presente, mas como dispensação oferecida agora, por intermédio de Jesus (Marcos2:5).

C - ASPECTO FUTURO - Embora seja declarado que o reino está manifestado aqui e agora no Evangelho ele continua a se revelar apenas como uma semente que está sendo semeada. Na parábola do semeador Jesus está instruindo o seu discípulos sobre o aspecto escondido do reino. O próprio Filho do homem é o semeador que semeia a Palavra de Deus. O resultado da sementeira precisa ser aguardado. O reino já viera, mas o Reino ainda virá – E antes que o Filho do Homem pudesse exercer sua autoridade sobre todos os reinos da Terra Ele teria que andar pela vereda da obediência ao Pai para cumprir toda Justiça (Mateus 4:8;3:15;28:18).

1- A manifestação do reino tem a sua própria história neste mundo:

a) Ela precisa ser proclamada a toda criatura;

b) Ela precisa germinar e crescer (Marcos 4:27);

c) As fronteiras do reino não equivalem aos limites de Israel ou da Historia;

d) Ela abarca todas as nações da terra e preenche todas as eras, até que chegue ao fim do presente século.

D - O REINO E A IGREJA- 0 reino tem conexão com a Igreja, mas eles são diferentes:

1 - O reino é a totalidade da atividade remidora de Deus, em Cristo Jesus, neste mundo.

2 - A igreja é a assembleia daqueles que pertencem a Jesus Cristo.

3 - O reino é a esfera maior, e a igreja a esfera menor, e Jesus é o centro de ambos.

4 - A igreja é um órgão do reino onde os salvos devem confessar Jesus como o Cristo e pregar o Evangelho ao mundo.

5 - A igreja é a comunidade dos que aguardam a vinda do reino em Gloria, são os que receberam de seu Senhor os talentos, na expectativa de sua volta.

6 - O reino não se confina nas fronteiras da igreja. A grande revolução na historia da salvação foi inaugurada por ocasião da vinda de Jesus. (A consumação de todos os atos de Deus é que constitui o Reino dos céus – Tema central da revelação total de Deus, no Novo Testamento).

III - CONCLUSÃO

A expressão "Reino dos céus", encontrada em Mateus 3:2  refere-se ao governo dos céus, ao governo do Deus do céu sobre a terra. O Reino dos céus assemelha-se em muitos aspectos ao Reino de Deus e enfatiza certos aspectos do governo divino. O Reino dos céus inclui apenas os homens na terra, excluindo os anjos e outras criaturas, contrastando com o Reino universal de Deus.

O Reino dos céus é revelado em três dimensões:

1 - O Reino "próximo" oferecido na pessoa do rei "Jesus" e do qual João Batista é o precursor

2 - O Reino cumprido na presente dispensação e apresentado em sete “mistérios" ou nas sete parábolas - Mateus 13:10-11, revelando o governo de Deus sobre a Terra, entre a primeira e a segunda vinda do Senhor.

O Reino cumprido depois da segunda vinda de Jesus, realizado no futuro reino milenal como foi predito por Daniel – Daniel 2:34-34, 44-45 e estabelecido na volta do Rei em glória - Mateus 24:29; 25:46: Atos 15:14-17.

Leituras para a semana

Segunda: Daniel 4:3

Terça: Salmo 45:6

Quarta: Isaías 9:7

Quinta: Daniel 4:3

Sexta: Mateus 3:2

Sábado: Mateus 6:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário