Versículo do dia

Bíblia online - Versículo do dia.

sábado, 4 de maio de 2013

CAPÍTULO 10 - Os Heróis da Fé


CAPÍTULO 10

 


Os Heróis da Fé

"E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis". Mateus 21:22 Textos: Hebreus 11:1-40



I-INTRODUÇÃO

Em Hebreus 11 nos deparamos com o desfile dos heróis e dos mártires honrados pela Palavra de Deus, por terem crido nas promessas e esperado pacientemente por elas. Hebreus registram esses heróis a partir de Génesis, dispondo-os em grupos:

Primeiro grupo: Os que efetuaram grandes feitos;

Segundo grupo: Os que sofreram com paciência;

Terceiro grupo: Os que peregrinaram pelos desertos, montanhas, covas e cavernas.

Todos, por sua fé, obtiveram bom testemunho. A epístola inicia explanando sobre o significado da fé e a seguir apresenta os destaques de pessoas escolhidas como testemunhos de fé ao longo da História.

 

II - DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO

 

A-O que é Fé:

1.A fé não é mera aceitação de doutrinas ortodoxas (de acordo com a opinião religiosa); não é mero credo, capaz de ignorar as exigências de Jesus para as nossas almas. A fé possui um firme fundamento, é alicerçada sobre autêntica sabedoria espiritual; possui metas invisíveis, mas reais, não pertencentes a este mundo, mas ao mundo espiritual, o que a torna eterna e inabalável. A fé não consiste em crermos em alguma coisa, mas crermos nas evidências espirituais, intuídas pela alma ou mediante revelação Divina.

2.A fé não reside na confiança própria, mas na confiança da dignidade daquele em quem depositamos a confiança. Jesus é integralmente fiel. A fé possui três elementos essenciais; a- Concordância do espírito (visão); b-Consentimento da vontade (confiança); c- Motivação (fome e determinação).

 

3.Fé é o ato de todo o ser, sob a influência do Espírito Santo. Fé é confiança plena, é reclinar inteiramente em Jesus, sem reivindicar nossos próprios méritos, nossas obras próprias, mas atribuindo toda glória unicamente a Deus.

 

 

4.A fé tem dois aspectos- um negativo e outro receptivo, o que a torna receptiva e ativa. A fé esvazia a alma e a prepara para Jesus. A fé em seu aspecto negativo é a operação do Espírito Santo convencendo a mente do pecado, e, em seu aspecto positivo é o apego a Cristo capacitando a alma para crer e ser salva.

 

5.A fé é um ato contínuo de procurar atingir o celestial, é o contato constante com o mundo celestial, invisível que nos cerca. O recém-nascido, não pensa primeiro para depois respirar, como também não pensa primeiro para depois sugar o leite materno, sua natureza o induz voluntariamente a isto. O bebé respira e suga e só depois de crescer ele passa a compreender o processo da alimentação e da respiração. O ar é a atmosfera segura que preexiste ao seu nascimento, ela tem existência vital... Da mesma forma as heranças futuras não são vistas, mas elas estão presentes. Pela fé nos apossamos delas, descobrindo que não são meras fantasias.

6.A fé é dom de Deus, mas a graça e o poder para crer são nossos, são do ser humano. Deus não crê nem se arrepende por nós. Em nós está o poder para crer e se arrepender, e que só será desenvolvido se for usado. Todas as nossas capacidades vitais são dons de Deus que devem ser usadas para serem desenvolvidas. Fé não é cobrança, é exercício.

 

B- A esfera da fé- Heb. 11:3

1.Fé é o poder para ver o invisível.

2.Fé é o ato da mente pelo qual apreendemos a verdade da Palavra de Deus. Hebreus 11:3 não é apenas a afirmação da criação, mas a afirmação de que o reino espiritual é o único real: - o Tabernáculo era a sombra do real; - O sacerdócio Levítico era apenas uma figura ou imagem do sacerdócio de Cristo.

O verdadeiro culto tem que ser espiritual; - os adoradores têm que adorar "Em espírito e em Verdade "(João 4:23); - Quem adora, necessita elevar-se das coisas visíveis para as invisíveis do espírito.

 

C- As testemunhas ou heróis da fé:

1-Os heróis da fé são registrados de acordo com os principais períodos da história de Israel:

 

- Período antediluviano (Abel, Enoque e Noé- Heb.11:5-7);

- Período Patriarcal (Abraão, Isaque, JacóeJosé-1-1.11:18-22)

- Período do Êxodo-(Moisés-11:23-29)

- Período da Conquista ( Josué, identificado pela queda de Jericó -11:30,31);

- Período dos juízes (Gideão, Baraque, Sansão e Jefté);

- Período do reinado ( Davi, Samuel e os profetas-11:32-34)

 

2-Aféda paciência-Hebreus 11:35-38;

3-A recompensa da fé- 11:39-40.

 

Ill-CONCLUSÃO

 

O poder da fé tem se manifestado de várias maneiras, cada manifestação assinala um progresso dentro de si e um progresso na sucessão dos grupos em direção ao que é pessoal. Pela fé os que verdadeiramente creem, obtêm a vitória em todas as dimensões da vida. A fé se desenvolve mediante o uso. A fé não pode ser ensinada, nem imposta, mas "glória a Deus" ela não pode ser destruída. A fé que traduz a mente de Cristo é suficiente para cada necessidade, é a mesma que remove montanhas, muda o destino das nações, traz mundos à existência. Essa fé existe nos corações libertos do amor egoísta, é a fé que nos sustenta em todas as condições e situações da vida. Essa fé imprime o sentimento de segurança, de proteção, e da paz que ultrapassa todo entendimento e que só pode ser encontrada em JESUS!

 

 

 

 

Retirado da revista Caminho de sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário