Versículo do dia

Bíblia online - Versículo do dia.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CAPÍTULO 8 - OS OITO PRINCÍPIOS APRESENTADOS POR JESUS


CAPÍTULO 8

O Reino de Deus - Princípios de Seu Governo

OS OITO PRINCÍPIOS APRESENTADOS POR JESUS

“Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas,  e cujos pecados são cobertos". Romanos 4:7

I Textos: Mateus 1:16; Romanos 12:9-21

1 - INTRODUÇÃO

O ensino ético dos evangelhos está centralizado na ideia do reino e para entrar nele o caminho é o do arrependimento e da fé. O sermão da montanha é considerado a CARTA MAGNA DO REINO.

A verdadeira natureza do reino está no interior de cada homem e se manifesta por uma atitude do espírito (pensamento, emoção e vontade) expresso em palavras e obras. Jesus não se ocupa dos atos, mas do caráter. A fonte da obediência jorra do amor divino. A dedicação plena do nosso ser a Jesus só é possível pela purificação do coração de todo o pecado.

Os princípios cristãos expressos nas bem-aventuranças são caracterizados por uma gloriosa Libertação A lei interior apresentada embora seja sobrenatural, ela é, em certo sentido, a restauração da lei da razão.

Os homens sob a autoridade do Espírito Santo mantêm a alma em sujeição. Trazem a lei em si mesma, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo - I Cor. 9:21. Assim a lei não é anulada, mas é firmada por meio da fé - Rom. 3:31. A Autoridade da lei, em Jesus Cristo, a interna e não externa. Há, portanto, nessa dimensão da lei um impulso interno chamado consciência e um juízo moral que é a norma de sua operação.

II DESEMOLVIMENTO DA LIÇÃO

A - Características dos súditos do reino Mateus 5:1-12

1 - Humildade - V.3;

2 - Reconhecimento das necessidades intimas - V. 4;

3 - Mansidão- V.5;

4 – Retidão - V.6;

5 - Misericórdia – V.7;

6 – Pureza - V.8;

7 – Pacificação – V.9;

8 - Lealdade - V.10-12

B - Experiência progressiva da alma:

1 - A Humildade é caracterizada pela salvação. O homem reconhece Jesus, compara-se com Ele, perde o orgulho próprio, reconhece o seu pecado, arrepende-se e recebe pela fé o reino dos céus;

2 - Ao reconhecer o seu pecado, ele caminha um pouco mais, chora o seu próprio mal e experimenta a consolação de Jesus;

3 - Cresce na graça e no conhecimento de Deus, reveste-se da mansidão de Cristo e começa a tomar a posse verdadeira da terra, não é dominado pelo que é terreno, mas submete o que é terreno a sua posse. Deixa de ser um possuído e passa a possuir;

4 - Progride mais na Vida espiritual Descobre os valores verdadeiros, têm fome e sede não de prazeres, riquezas, comodidade, mas da justiça, na sua própria vida e da justiça de Deus naquilo que o cerca. Torna-se um feliz insatisfeito e não mais um satisfeito infeliz. É farto  das bênçãos de Deus;

5 - Em decorrência das bênçãos já recebidas ele cresce ainda mais. Pratica o bem. É misericordiosa é altruísta à semelhança de Cristo. A misericórdia está em seu redor, ao seu alcance, em sua alma. Do jorrar gota-a-gota ele chega aos mananciais;

6 - Torna-se puro no íntimo da sua vida. Puros são os seus desejos, seus pensamentos, suas palavras. A graça de Deus está diante de si e ele pode ver a Deus, porque os limpos de coração veem a Deus;

7 - Torna-se ativo em promovera harmonia, torna-se um pacificador. Não é estaticamente pacifico, mas conquistador, vitorioso, dinamicamente pacífico. Uma paz gerada peia plenitude de vida. A paz da desarmonia que culmina na harmonia perfeita. Ele é chamado filho de Deus;

8 - A esta altura o homem mesmo perseguido pelo mal e pelos maus, não deixa de ser bem-aventurado. Se tudo conspirar contra ele, se for morto, ele sabe que o resultado será uma melhor ressurreição - Hebreus 11:35. A verdadeira lealdade é manifesta na perseguição.

III-CONCLUSÃO

Bem aventurado significa enriquecido por Deus. Riqueza no caráter e não nas possessões O enriquecido é aquele que é, não aquele que tem.

Depois de proferir as bem-aventuranças Jesus resumiu em duas frases o retrato da alma desse homem:

“Vos sois o sai da terra”

“Vos sois a luz do mundo".

O homem é sal e luz quando realiza o conteúdo das bem-aventuranças. A vida cristã tem o sabor que o sal dá aos alimentos e a sutileza da luz que sendo invisível dá vida, alegria e beleza a todos e a tudo sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário