Versículo do dia

Bíblia online - Versículo do dia.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Jesus e o Reino dos Céus, Uma Graça Revolucionária.


CAPÍTULO 4
Jesus e o Reino dos Céus, Uma Graça Revolucionária.

 

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". Mateus 11:29

Textos: Gálatas 5:16-26 - Marcos 2:18-22

I-INTRODUÇÃO

A relação de Jesus com o "Reino dos Céus" ou "o Reino de Deus" é muito especial. Jesus prepara o caminho, prega a mensagem. Sua graça que procede de sua palavra é uma graça revolucionária (Mat. 24:14- Rom. 1:16-17). A maioria das pessoas aceita a religião, mas rejeita a Palavra. No aparente reino visível surgem discípulos falsos que causam muitos danos (Mt. 7:15-23 e 24:24). O verdadeiro reino de Deus contudo, é dotado de um extraordinário poder de crescimento e ele cresce não de maneira visível, mas de uma maneira inconsciente para os observadores. Esse reino se concretiza não pelo ajuntamento de pessoas, mas pela ação de Deus na vida de cada homem que o recebe de verdade. Como descobrir esse reino?

II - DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO

A-O REINO DE DEUS PODE SER DESCOBERTO:

1  — Acidentalmente, sem que haja uma busca consciente, contudo o seu valor é percebido por quem o encontra;

2  — Por intensas pesquisas, e quem o encontra reconhece o seu valor;

3  — No meio de muitas pessoas e igrejas que reúnem tantos homens bons quanto maus, mas ai haverá uma seleção que purificará o reino.

4  — Numa grande festa com muitos convidados presentes, alguns o aceitam, outros não, ainda ali alguns descobrirão esse maravilhoso reino e o trarão para si.

B- Possibilidades do reino:

Jesus cercou todas as possibilidades apresentando-as através de suas notáveis parábolas, que reúnem o ensino e o próprio poder de Deus, porque a sua Palavra é viva, transformadora, revolucionária.

1- Em Marcos 2:18-22 e Mateus 9:14-17 temos duas parábolas que ensinam a natureza revolucionária da doutrina cristã: As parábolas dos panos velhos e remendos novos e do vinho novo e os odres velhos:

a)  — As parábolas são antecedidas por alguns que vieram interrogar a Jesus sobre o porquê dos seus discípulos não jejuarem. Em Mateus 9:14 eles são citados como sendo discípulos de João. A narrativa de Marcos fala sobre "alguns" que vieram interrogar Jesus e aos seus discípulos.
             A experiência religiosa daqueles homens era decorrente de rito e práticas. Sua fé era baseada em práticas externas, em costumes, em princípios da religião.
             Jesus mostra que o ato religioso de valor é aquele que domina a alma, que a transforma, não precisamos fazer coisas para impressionar aos outros, para revelar espiritualidade. Marcos 2:19 — Podem porventura, jejuar os convidados... Enquanto estiver presente o noivo? (Jesus). Precisamos ter consciência da presença do abençoador, (Jesus em nós) e não apenas praticarmos atos religiosos sem Jesus presente. João 15:13; Rom 10:17.

             b)  — Marcos 2:21— A mensagem de Jesus é revolucionária: ao homem não basta adotar uma religião, não basta atendera atos externos. Isto seria coser remendo novo em veste velha. O homem sem a mente e o coração transformados não tem condições para receber a verdade do Poder de Deus agindo nele. O homem que tenta essa grandiosa e nova verdade sem adequar sua vida a ela, corre o risco de um rompimento muito maior. É isto o que acontece com aqueles que se enveredam por esse novo caminho, mas não se submetem ao seu poder transformador. Junto destes estão os que se escandalizam, e se tornam incrédulos, muito piores do que eram antes. Mateus 12:43-45. Para receber com frutos essa nova doutrina, necessário se torna uma alma Nova.

              c) — Marcos 2:22 — Os odres eram feitos de peles que estragavam com o tempo. O velho homem que tenta assumir essa nova fé, acaba por se romper, porque ele traz em si elementos prejudiciais e destruidores "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Rom. 3:23.
             O plano de Deus é de mudança, aprimoramento. O velho homem deve ceder lugar ao novo, porque o novo dentro do velho faz o antigo explodir. Novas verdades causam controvérsias e as controvérsias tendem à destruição. O novo dentro do odre velho tende a um avanço, mas tão somente da carnalidade. O "pseudo" transformado quer trabalhar a verdade adequando-a a sua mente corrompida. É impossível o poder infinito de a nova espiritualidade ser contido em um vaso tão estreito e corrompido, sua tendência é desencontrar-se completamente.

Ill-CONCLUSÃO

Das coisas espirituais o homem não cogita mais, e...

Sem estar ligado aos céus de forma correta, ele cria, a partir desse mesmo corpo, suas explicações espirituais e sufoca o espírito, criando religiões e filosofias dentro dos limites da sua percepção terrena. Ele submete os conceitos da árvore da vida à vivência da árvore do conhecimento.

 

UM GRANDE DESAFIO DE ORAÇÃO

Ore conforme I Cor. 2:15-16 e experimente a grandeza da visão, da bênção e da compreensão de alguém que está de pé e mergulhado na graça de Deus, por obra de Jesus Cristo e atuação do Espírito Santo.

                                                        Retirado da revista: Caminho de Sabedoria / Editora: Nazireu

Nenhum comentário:

Postar um comentário