Versículo do dia

Bíblia online - Versículo do dia.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Nova Lei

CAPÍTULO 5

 
A  Nova Lei
 
 
"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis". Romanos 8:26

 Textos: Romanos 8:1:17

I-  INTRODUÇÃO

     Uma nova lei começa a imperar quando uma lei anterior perde o seu efeito. A primeira lei cessou, perdeu o seu efeito, morreu. Romanos 7:4-6, Jesus tornou-se o fim da lei. Ele pôs um fim à propagação da semente que estava no fruto da "árvore do conhecimento do bem e do mal". Ele o faz pela sua própria morte. Há muitas implicações resultantes da morte de Cristo.

a.Cristo tornou-se pecado por nós (tomou o nosso corpo)

b.Cristo levou a nossa penalidade e nos deixou a sua justiça.

     Uma nova lei passou a reinar - a lei do Espírito - aquela que implanta em nós o poderde praticarmos a justiça, Romanos 8:1-4; 12:1-2.

II-  DESENVOLVIMENTO DA LIÇÃO

1) Sentido amplo: Efetuada a redenção que nos livra do pecado e do seu poder, foi-nos apresentada a expiação que remove a ira contra os homens e contra os seus pecados. O próprio pecado foi julgado e foi estabelecida a purificação de pecados, a transformação do homem segundo a imagem moral de Cristo, Romanos 6:1-14.

          a)A morte de Cristo removeu o sentido de salvação na forma de sacrifícios de animais, dando-nos o conteúdo da verdade esperada e foi providenciada a salvação individual.

          b)   Pela morte de Cristo tornou-se possível ao homem experimentar a espiritualização de seu ser, mesmo continuando humano e mortal.

          c) Pela morte de Cristo serão estabelecidos novos céus e nova Terra.
        
         d) Como resultado da morte de Cristo haverá purificação dos lugares celestiais Hb 9:23-24) o pecado será removido dos lugares celestiais. Os seres dotados de livre-arbítrio poderão optar pelo bem ao invés do mal.

          e) Pela morte de Cristo o reino da maldade caiu. A destruição final do reino das trevas foi assegurada pela morte de Cristo-Colossenses 2:14-15.

2)Sentido restrito: Pela morte de Cristo tornou-se possível mudar a natureza do homem. O pecado dotou o homem com a natureza da besta, fazendo-o buscartoda a atenção e adoração para si mesmo.

          a)Muitas vezes a bondade e a compaixão expressas pelo homem nada mais são do que uma tentativa de justificar-se a si mesmo e neutralizar a expiação de Cristo - 0 homem procura não necessitar de Cristo. Ele conta a sua história, repete as suas mensagens, mas não come a sua carne, nem bebe o seu sangue, não se alimenta de Cristo pela sua Palavra.

          b)O homem busca o bem da "árvore do conhecimento". A árvore é tão eficaz a ponto de tornar-se mais poderosa para separar o homem de Deus, do que o próprio mal - a bondade do homem é a mais sórdida manifestação do seu orgulho e rebelião contra Deus. As raízes da árvore do conhecimento necessitam ser extirpadas da alma, porcompleto.

          c)Pela morte de Cristo somos alcançados pelo verdadeiro arrependimento e não somente pelo remorso. O remorso nos leva a perambular em busca de soluções. O arrependimento nos leva a desviar-nos do pecado. Pecado não é só fazer coisas erradas, é ter uma natureza má, apesar da aparência de bondade. Arrepender-se é renunciar a tudo o que somos inclusive a nossa justiça própria.

          d)A justiça de Deus é baseada na cruz. A cruz é a maior ameaça para o egocentrismo (Mateus 16:24). Falar de bondade para compensar o mal é afrontar a Deus, é querer salvar-se pela justiça própria (Isaías 64:6 e 42:19-23).

3)Sentido absoluto:

          a) A morte de Cristo e o homem: Mateus 5:48 "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste". A perfeição apresentada aqui é a "perfeição absoluta", resultante da transformação moral e metafísica. Perfeição absoluta é o alvo para o homem - Hebreus 2:10. Jesus participou da nossa natureza - Romanos
6:1-14.


          b)A morte de Cristo e Israel - A morte de Cristo removeu os símbolos da salvação na forma de sacrifícios de animais e a nação de Israel será estabelecida à testa de todas as nações.

         c)A morte de Cristo e as nações: Nações dotadas de imortalidade serão estabelecidas na Terra.

          d)A morte de Cristo para a criação física: A criação inteira será renovada. Haverá uma nova criação que estabelecerá novos céus e nova Terra.

          e)A morte de Cristo para os céus: Os céus serão purificados, o pecado começou nos lugares celestiais, mas será removido de lá-Hebreus 9:23.

          f) A morte de Cristo e os anjos caídos: O reino da maldade cairá e somente Cristo reinará - Col. 2:9-10

          g)  A morte expiatória de Cristo: Ele será estabelecido como cabeça do Universo e não somente da Terra- Efésios 1:3-14. Todas as criaturas celestiais e terrenas terão Cristo como o seu centro.

 Ill-CONCLUSÃO

     A lei do Espírito proporciona a transformação do pecador em um homem santo. Um santo no Novo Testamento, não é uma pessoa sem pecado, mas um pecador salvo. Santo é a pessoa santificada, separada para propriedade e serviço de Deus. Ávida espiritual é comunicada a alma humana e Deus transmite, organiza e dá existência às capacidades, atributos e funções da nova natureza.
     O homem regenerado experimenta uma mudança da morte para a vida, do domínio do pecado para o domínio da graça. A vida espiritual perdida na queda vai sendo restaurada. A regeneração é efetuada pelo Espírito Santo, que é recebido mediante a fé, em Jesus Cristo, libertando--nos do poder do pecado. A natureza interior passa por um processo continuo de transformação e a vida espiritual infundida na alma produz frutos pacíficos de justiça, vence o pecado, ganha poder para resistir às tendências corruptas, desfruta paz e alegria no Espírito Santo.

Retirado da Revista Caminho de Sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário